Atlético Clube Goianiense. É uma seleção brasileira de futebol da cidade de Goiânia, estado de Goiás. Foi o primeiro time de seu estado a vencer um campeonato nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C, em 1990.
Atlético Clube Goianiense
Também conhecido como Atlético Goianiense, em 2016 foi promovido à Série A do Brasil após ser campeão da Série B. Após uma péssima temporada na Série A, retornará à Série B em 2023..
História
Em 2 de abril de 1937, Nicanor Gordo e Joaquim Veiga fundaram o clube, iniciando o futebol na recém-fundada cidade de Goiânia. Nicanor Gordo e Joaquín Veiga deixaram o clube recém-fundado em 1938, e ingressaram no Goiânia Esporte Clube, constituindo mais um novo clube.
Em 1944, o time disputou o primeiro Campeonato Goiano, que também foi o primeiro campeonato oficial de futebol do estado, e foi disputado entre cinco clubes goianos. Os outros times de Goiânia foram Vila Nova FC, Goiás EC e Campinas. O Atlético Goianiense venceu o torneio, sendo este o seu primeiro título. Em 1957, o clube conquistou o campeonato estadual, sem perder um único jogo, embora também tenha recebido o Torneio dos Invictos, disputado naquele mesmo ano.
Novo rebaixamento para a Série B
Em 2012, o Atlético Goianiense foi rebaixado para a Série B após terminar o torneio na última colocação, dividindo-o com o Figueirense com 30 pontos, a 12 pontos do safety.
Campeão da Série B e promoção
Na temporada de 2016, o Atlético Goianiense conquistou seu primeiro título nesta divisão, após somar 76 pontos em 38 jogos, 10 a mais que o segundo, o Avaí. Desta forma, subiria à Série A na temporada de 2017.
Semifinalista da Copa Sul-Americana 2022
Eles se classificaram para a Copa Sul-Americana de 2022 depois de terminar em nono lugar no Brasileirão de 2021. Fizeram parte do grupo F junto com Liga de Quito do Equador, Defensa y Justicia da Argentina e Esportes Antofagasta do Chile.