Cruzeiro Esporte Clube (em português: Cruzeiro Esporte Clube) popularmente conhecido como Cruzeiro, é uma agremiação multiesportiva brasileira localizada na cidade de Belo Horizonte.
Cruzeiro Esporte Clube
AEmbora compita em diversos esportes, o Cruzeiro é conhecido principalmente por seu time de futebol. Joga no Campeonato Brasileiro da Série A, a primeira divisão do sistema brasileiro de futebol, bem como no Campeonato Mineiro, a primeira divisão do estado de Minas Gerais.
Joga suas partidas em casa no Estádio Mineirão, que atualmente tem capacidade para 62.547 espectadores. As cores habituais do uniforme do Cruzeiro são camisas azuis e calções brancos com meias brancas.
História
O Cruzeiro foi fundado em 2 de janeiro de 1921, por atletas da colônia italiana de Belo Horizonte, com o nome de Societa Sportiva Palestra Italia. As cores adotadas, já que saíram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco. Aliás, a escolha do uniforme foi feita de acordo com as ideias refinadas do designer Arthur Lemmes, na própria capital paulista. Em 1922, o clube comprou um terreno da Câmara Municipal no que hoje é o Parque de Esportes de Cruzeiro. Em 23 de setembro de 1923 foi inaugurado seu estádio no Barro Preto, construído pelos jogadores e associados em sua maioria oriundos da colônia italiana de Belo Horizonte, composta em grande parte por operários da construção civil.
Hino
O hino oficial foi escrito por Jadir Ambrósio em 1965, quando participava de um concurso da Rádio Inconfidência. Naquela época, a diretoria do Cruzeiro, chefiada pelo presidente Felício Brandi, convocou os compositores mineiros a criarem um hino para o clube celeste que até então não possuía tal composição.
Ambrósio foi o vencedor e tocou pela primeira vez o hino que levava o nome «Hino ao Campeão Cruzeiro Esporte Clube» na programação da rádio Aldair Pinto, em seu programa «Roteiro das Duas».
Mascote
O mascote oficial do Cruzeiro é Fox, uma raposa. Foi idealizado pelo cartunista Fernando Pieruccetti (mais conhecido como Mangabeira) em 1945, que se inspirou em Mário Grosso, ex-presidente do clube, conhecido pela inteligência e astúcia no comando dos negócios do clube e pelo fato de a raposa alimentar de frangos, em clara alusão ao seu rival regional.