Club Atlético Mineiro. Popularmente conhecido como Atlético Mineiro e cuja sigla é CAM, é um clube esportivo de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil.
Club Atlético Mineiro
Em português: Clube Atlético Mineiro fundado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes, tem como cores tradicionais o preto e o branco. Seu símbolo e apelido mais popular é o Gallo (Galego), mascote oficial no final da década de 1930. Segundo a BDO RCS Auditores Independientes, a marca Atlético é o nono maior valor entre os clubes do Brasil e o segundo de Minas Gerais, ultrapassando 357 milhões de reais O Atlético está construindo seu novo estádio. A Arena MRV, que terá capacidade para 47 mil espectadores e será um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil. Sua inauguração será em agosto de 2023.
História
A cidade de Belo Horizonte foi construída em 1897 para ser a nova capital do Estado de Minas Gerais, substituindo a antiga capital Ouro Preto. Em 1903, chegou à cidade o acadêmico Víctor Serpa, que aprendera a jogar futebol ainda estudante na Suíça. Junto com outros colegas, Serpa fundou o Sport Club Foot-Ball, primeiro clube da cidade, que tinha a mesma filosofia elitista dos demais clubes brasileiros da época.
Primeiro Campeonato Brasileiro
Seria no início de 1970 que o Atlético ressurgiria com mais força. O técnico Telê Santana formou um grande elenco com jogadores como Vantuir Galdino, Ronaldo Drummond, Humberto Monteiro, Romeu Cambalhota e o grande atacante Dadá Maravilha, que esteve na Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, graças à intervenção de Emílio Garrastazu Médici, que demitiu João Saldanha. Com esse time, o Atlético conquistou o campeonato estadual de 1970, o primeiro no Mineirão. No ano seguinte, o time sagrou-se campeão do primeiro Brasileirão da história, desbancando o favoritismo de times como o Santos FC de Pelé, o Cruzeiro EC de Tostão, o Botafogo FR de Jairzinho, entre outros.
Rei Rinaldo
Anos depois da grande conquista do clube, José Reinaldo de Lima estreou no time profissional. Reinaldo foi líder de uma geração de jogadores extraordinários como Luisinho, Nelinho, Toninho Cerezo, Elzo, Paulo Isidoro, Éder Aleixo e Edivaldo. Rachaduras que tornaram o clube famoso no mundo em diversas turnês internacionais que aconteceram no período. Além disso, integrou a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986.
O Atlético recuperou o domínio mineiro nas décadas de 1970 e 1980, conquistando onze títulos em quatorze anos (1976-1989), que incluiu um hexa- campeonato de 1978 a 1983. Infelizmente, aquela geração não conseguiu traduzir o domínio do Estadual para a dimensão nacional, chegando muito perto do título do Brasileirão em duas ocasiões. Em 1977 perdeu a final para o São Paulo FC e em 1980 perdeu o final contra o CR Flamengo, além da polêmica eliminação contra o CR Flamengo na Libertadores de 1981, criando a maior rivalidade entre partidas interestaduais do Brasil.