Sport Club Internacional. O Clube Desportivo Internacional (português: Sport Club Internacional), popularmente conhecido como Internacional
Sport Club Internacional
O Inter de Porto Alegre ou simplesmente Inter,9 é um clube poliesportivo da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi fundada em 4 de abril de 1909, por Henrique Poppe Leão. Atualmente participa do Campeonato Brasileiro da Série A. Suas cores são o vermelho e o branco e sua torcida é conhecida como Los Colorados.
Internacionalmente, é um dos clubes de maior sucesso do Brasil, sendo a terceira seleção brasileira de maior sucesso internacionalmente, com 7 títulos internacionais oficiais, atrás apenas de Santos e São Paulo. Entre suas maiores conquistas internacionais, destacam-se a conquista do Mundial de Clubes da FIFA em 2006, 2 títulos da Copa Libertadores obtidos em 2006 e 2010, uma Copa Sul-Americana conquistada de forma invicta (2008), 2 títulos da Recopa Sul-Americana (2007 e 2011) e um Copa do Banco Suruga (2009).
História
O clube foi fundado em 4 de abril de 1909 pelo jornalista brasileiro Henrique Poppe Leão e seus irmãos Luiz Madeira Poppe e José Eduardo Poppe, que se mudaram de São Paulo para Porto Alegre em 1901 e tiveram dificuldades para praticar futebol. Já os principais clubes da cidade na época eram restritos aos descendentes de alemães. O nome é uma referência à abertura a todas as nacionalidades e uma homenagem à Internacional Paulista, da qual os irmãos Poppe fizeram parte.
No dia 18 de julho do mesmo ano, o Internacional disputou sua primeira partida no Estádio do Grêmio (Baixada), localizado no bairro Moinhos de Vento. O resultado não poderia ter sido pior para o Inter, que perdeu para o Grêmio por 10 a 0.
Bandeira
Bandeira oficial da Internacional.
A bandeira do Sport Club Internacional é composta por dois triângulos retângulos com as cores oficiais vermelho e branco, sendo o triângulo branco com base à esquerda e o vermelho com base à direita. No canto superior, do lado direito, aparecem entrelaçadas as iniciais do clube e a data de fundação.
Mascote
O mascote do Internacional é um menino indígena chamado “Saci-Pererê”,14 isso porque convive com tribos indígenas do Sul do Brasil, principalmente da região de Misiones. Era uma entidade brincalhona, enganando e enganando os viajantes. Com a chegada dos escravos africanos ao Brasil, a perna única foi incorporada à mitologia – a outra perna foi perdida «jogando capoeira».15